ART. 1: DAS DISPOSIÇÕES GERAIS
1.1 – O CAPEVI 2018/2019 (Campeonato de pesca Esportiva do Vale do Iguaçu), em sua 6a edição, é um campeonato voltado a Pesca Esportiva com iscas artificiais de Peixes Esportivos no Rio Iguaçu, tendo como locais e datas desta temporada as seguintes abaixo:
Datas:
1a Etapa: dia 06 de Outubro 2018– Salto Caxias ( Praia Artificial de Três Barras do Paraná) 2a Etapa: dia 17 de Novembro 2018 –Salto Caxias (Praia Artificial de Nova Prata do Iguaçu) 3a Etapa: dia 15 de Dezembro 2018 – Salto Caxias (Praia Artificial de Cruzeiro do Iguaçu)
4a Etapa: dia 19 de Janeiro 2019– Salto Caxias (Praia Artificial de Boa Vista da Aparecida) 5a Etapa: dia 09 de Fevereiro de 2019- Salto Caxias (Praia Artificial de Boa Esperança do Iguaçu)
6a Etapa: dia 09 de Março de 2019 – Salto Osório (Residencial Águas Claras)
Obs: As datas e Locais poderão sofrer alterações se a Comissão Organizadora entender que haverá problemas na execução das provas devido a intempéries naturais, ou outras situações que achar conveniente a mudança da data e local.
1.2. As raias serão sempre abertas.
1.3. A largada será da seguinte forma, no café da manhã serão distribuídas as fichas de medição obrigatórias as equipes, sendo que as equipes são responsáveis pela retirada das fichas com a comissão organizadora, bem como a guarda dessas fichas durante a prova para posterior apresentação a mesa de medição, após o café da manhã, entre as 07h30 e 08h será feita largada tradicional por foguete, largando todos os participantes juntos, com orientação de que os barcos com motores mais potentes permaneçam a frente dos barcos menores afim de evitar acidentes;
1.4.O término das provas será as 16h, salvo imprevistos, que serão analisados pela organização, que a qual a qualquer momento poderá avaliar e mudar os horários de largada e chegada se necessário for. No horário estipulado pela comissão organizadora, que a princípio deve ser as 16h, todos os competidores deverão ter entregado a ficha de medição a mesa organizadora, sendo que não serão aceitas as fichas entregues após o término oficial da Prova. A entrega da ficha de medição servirá para organizar a medição dos peixes no final da prova, sendo obedecido o critério de chegada para o chamamento das equipes a mesa para medição dos mesmos. Não haverá então a situação conhecida como “ Equipes no Visual”, sendo que o que vai validar a participação à equipe será a entrega da ficha de medição a organização antes do término oficial da Prova.
1.5- A cota de peixes a serem apresentados nas etapas será de 05 (cinco) exemplares de
Tilápias (Rendallis ou Nilóticas), para critério de medição será aceito somente 01 (um) exemplar de Tilápia Nilótica (Brancas) por equipe por etapa. Todas as Tilápias serão avaliadas
pelos componentes da mesa de medição, que tem total autonomia para desclassificar ou classificar qualquer espécie que for apresentada, os peixes serão avaliados em centímetros, e deverão estar vivos e em condições de soltura, devendo cada equipe chegar no local da medição com no máximo a cota dos peixes nos viveiros;
1.6- Não haverá medida máxima a considerar para a Tilápia Nilótica, sendo computado exatamente seu tamanho real para fins de pontuação.
1.6a- Haverá premiação para o Maior JACUNDÁ, vulgo “Joana”, em todas as etapas, e será apenas considerado apenas para fins de troféu, não sendo atribuídos pontos no campeonato, para isto os competidores deverão apresentar apenas um exemplar por equipe.
1.7 –Serão aceitas a troca de 02 (exemplares) de peixes na etapa: Exemplo: a equipe fecha a cota e apresenta os 05 peixes as 11h da manha a mesa organizadora de medição, após isso pode retornar a pescar, podendo realizar a troca ainda de 02 (dois) peixes que já apresentou.
1.8- Deverá ser respeitada uma distância mínima de 50 mts entre os competidores no momento da prova, e também deverá ser respeitada a velocidade de no máximo 2 milhas náuticas para a entrada nos locais onde outra equipe já esteja pescando.
1.9- Não será permitido aos competidores pararem e desembarcarem para realizar refeições em casas, chalés, bares ou similares no momento da prova, sob pena de desclassificação da etapa.
1.10- Fica definido que se caso os competidores queiram desembarcar para realizar o almoço e lanche este deverá acontecer preferencialmente no local da largada, sob a vigilância da comissão organizadora;
1.11- A fim de evitar as denunciações caluniosas, não serão aceitas denuncias de irregularidades praticadas por outras equipes sem prova evidentes e contundentes (filmagens e fotos);
1.12-Todos os casos de irregularidades serão analisados conforme o Art 5o deste regulamento.
1.13 –Serão aceitas inscrições de Equipes em Dupla ou Trio, sendo que o regulamento para ambas será o mesmo, também serão aceitas inscrições de caiaque e motoaquáticas para as provas, respeitado o regulamento.
1.13a- Será aceito que pescadores nas modalidades caiaque e motoaquatica pesquem sozinhos no dia das etapas, e em casos realmente comprovados da falta de um ou mais participantes será analisada pela comissão organizadora e poderá ser aceita a pescaria de apenas 1 pescador na modalidade embarcada na equipe, caso seja realmente compravada a necessidade, sendo que tal evento será aceito como excessão e não como regra, e não altera o valor mínimo da inscrição.

1.14- O valor da Inscrição será de R$ 240,00 (duzentos e quarenta reais) por etapa para as duplas e R$ 360,00 (trezentos e sessenta reais) para os trios , incluso cafés da manhã, em todas etapa aos participantes e camisetas do evento.
1.15 – Para ter direito a camiseta do evento, os competidores deverão fornecer os nomes dos participantes e tamanhos das camisetas obrigatoriamente até o dia 20 de agosto de 2018, prazo este solicitado pela empresa que produzirá as camisetas, após essa data o evento se isenta de fornecer camisetas para os competidores.
1.16- As equipes terão a opção de pagamento antecipado em até 03 (Três) parcelas com Cheque, até o dia 15 de Setembro de 2018, com desconto, no valor de R$ 1.080,00 (hum mil e oitenta reais) para Duplas e R$ 1.620,00 ( hum mil e seiscentos e vinte reais) para os trios, no total, as equipes que optarem por esta forma de pagamento já estarão concorrendo aos Prêmios Principais do Evento (Lancha Fibralar MIRAGE F, Carreta Volpato e Motor Yamaha 40 hp) por direito adquirido.
1.17- As equipes que optarem por fazer o pagamento etapa a etapa, terão sua participação no Sorteio dos Prêmios da Grande final condicionada e validada se houver a participação de no mínimo 05 (cinco) das 06 etapas do Capevi;
1.17.a – Será sorteado um prêmio (Pacote de Pesca de 05 dias ) excluído o translado e bebidas no local, que devera ser por conta da equipe ganhadora, na POUSADA BRASÍLIA XINGU, entre as 40 (quarenta) primeiras equipes que realizarem a Inscrição e o Pagamento de no mínimo a Primeira parcela da Inscrição (comprovado por comprovante enviado a organização comprovando o pagamento). Este Pacote poderá ser para Dupla ou Trio, e estará validado conforme o numero de integrantes na Inscrição anterior ao sorteio, não podendo no caso de dupla indicar um terceiro nome para participar e usufruir do prêmio após o sorteio. 1.18 – Serão sorteados Prêmios diversos nas etapas, conforme disponibilidade e conforme divulgação nas redes sociais.
1.18a – A equipe que for sorteada com prêmio principal de uma etapa, não concorrerá mais na etapa seguinte aos prêmios principais que serão sorteados, dando chance a todos e fazendo assim uma maior distribuição de prêmios aos participantes. Todavia concorrerá aos Grandes Prêmios da etapa final, se estiver em conformidade com os Art. 1.16 e 1.17 deste regulamento.
1.18 – Ao se inscreverem como competidores nas etapas que compõem o CAPEVI, os participantes autorizam o uso de seu nome, imagem e som de voz em toda e qualquer publicação (foto, vídeo, áudio, banner, cartaz, dentre outros) para fins promocionais e institucionais do CAPEVI por tempo indeterminado na promoção de pesca esportiva/competição.
1.19– O CAPEVI não se responsabiliza por condutas dos participantes contrárias as normas de pesca vigentes no Brasil durante as etapas. Os competidores devem se informar e obedecer as determinações legais referente à licença de pesca embarcada, registro da embarcação, habilitação do condutor, uso obrigatório de colete salva vidas, condução da embarcação sob efeito de álcool ou substância entorpecente, itens de segurança e demais requisitos legais. 1.20– É fundamental que os competidores interessados em participar do evento possuam no mínimo noções básicas de manuseio do equipamento de pesca, de embarcações até anzol de pesca, que podem ser extremamente perigoso nas mãos daqueles que não possuam perícia
para tal ato. O CAPEVI não se responsabiliza por nenhum dano dessa natureza, devendo recair exclusivamente sobre o agente responsável pela conduta culposa ou dolosa as consequências do ato. 1.20– O CAPEVI não se responsabiliza por perdas, roubos ou qualquer tipo de danos materiais, morais ou pessoais, que por ventura venha a ocorrer aos competidores ou espectadores, antes, durante ou após as etapas. 1.21 – A inscrição do competidor no CAPEVI, implica que ele tem amplo conhecimento e concorda expressamente com todo o conteúdo do respectivo regulamento.
Art. 2: DOS OBJETIVOS:
2.1 – O CAPEVI tem como objetivo, incentivar a competição na pesca dos mais variados
peixes esportivos, na modalidade pesca esportiva, nos lagos da Bacia Hidrográfica do Rio Iguaçu e demais regiões com considerável potencial para o desenvolvimento da pesca como esporte.
2.2 – Divulgar o Potencial Turístico dos Lagos das Hidroelétricas do Rio Iguaçu; 2.3 – Incentivar o Turismo da Pesca;
2.4-Proporcionar o Lazer e a confraternização entre os amantes da Pesca Esportiva. 2.1-Desenvolver a pesca como um esporte ambientalmente sustentável, capaz de aliar desenvolvimento com bem estar social.
2.2- Transformar a Pesca Esportiva em um esporte de competição sustentável que cria empregos gera renda e conscientiza a população e público em geral acerca da importância da preservação ambiental e dos benefícios da pesca esportiva.
2.3- Propagar a filosofia de preservação e respeito ambiental por meio da pesca esportiva de competição.
ART. 3: DA COMPETIÇÃO E CLASSIFICAÇÃO:
3.1 – A equipe deverá se inscrever com um nome fantasia próprio, o qual representará a equipe por todo o CAPEVI e não poderá ser substituído ou modificado em nenhum momento no decorrer da competição, a não ser em casos de extraordinária necessidade devidamente comprovada, e após previa análise da Coordenação Geral do CAPEVI.
3.2 – A equipe deverá ser composta por 02 (dois) ou 03 (três) integrantes competidores,
sendo:
a) 1o Pescador – Também chamado de “Capitão”, a ele incumbem as seguintes funções: I – representar a equipe oficialmente perante o CAPEVI; b) 2o Pescador – a ele incumbem as seguintes funções: I – substituir o Capitão em suas atribuições, nas hipóteses excepcionais de impossibilidade de atuação deste; c) 3o Pescador – quando pescando em trio.
3.3 -Na impossibilidade de um dos participantes não poderem participar de alguma das etapas as equipes poderão usar um ou dois reservas, que poderão ser substituído nas demais provas quantas vezes for necessário, sendo que não serão aceitos como reservas em outras
equipes apenas os Capitães Titulares das equipes já inscritas, também na impossibilidade da participação do Capitão, este fato deverá ser analisado pela comissão organizadora que tem
total autonomia para avaliar a equipe e direcionar os pontos da etapa. 3.4 – A pontuação será para a equipe e não individual;
3.5. O sistema de pontuação será da seguinte forma abaixo, sendo que se ocorrer de mais de 30 equipes capturarem peixes, todas do 30o lugar a diante marcaram 01 ponto, só não pontuaram equipes que zerarem ou seja não apresentarem peixes:

pontuação

3.6. Os pontos são cumulativos em todas as 06 (seis) etapas, sendo que a etapa de menor pontuação da equipe será usada de descarte;
3.7. Se houver empate entre as equipes o 1o critério de desempate será o de maior peixedo dia da etapa, 0 2o Critério será o 2o maior peixe e o terceiro critério o 3o maior peixe, se ainda assim persistir empatado, será melhor classificado a equipe que entregou os peixes primeiro na mesa de medição;
3.8. Não serão aceitos peixes capturados com qualquer outro tipo de isca que não sejam ISCAS ARTIFICIAIS, sendo que os equipamentos para uso das iscas se resumem apenas em carretilhas, molinetes, spincasts e similires;
3.9. Todas as equipes poderão a critério da comissão Organizadora passar por revistas nos barcos e equipamentos a fim de firmar a transparência do Evento;
3.10. Visando o propósito principal do evento e da ideologia principal da Pesca Esportiva, baseada no Pesque, Fotografe e Solte, Está estritamente proibido que se transporte, acondicione e leve peixe capturado na etapa no final da prova, sob pena de desclassificação da etapa vigente, podendo sob suspeita o barco e equipamentos do mesmo, serão submetidos a revista no final da prova.
3.11. Haverá troféus a princípio para as 03 (três) equipes primeiras colocadas e para o pescador que capturar o maior exemplar em cada etapa, podendo a critério da Comissão ser confeccionados troféus para até os 05 (cinco) primeiros lugares.
3.12 – No momento da inscrição, as equipes deverão inscrever informando os nomes completos dos integrantes que as representam oficialmente no CAPEVI, ficando inteiramente responsáveis pelas declarações prestadas.
ART. 4: CÓDIGO DE CONDUTA DO PESCADOR 4.1 – Os competidores comprometem-se a agir com lealdade, honestidade e boa-fé, respeitando os demais participantes antes, durante e depois de cada etapa.
ART.5: CONSELHO DISCIPLINAR
5.1 – Todo o competidor ao se inscrever em qualquer etapa do CAPEVI confere o “Poder de Polícia” a comissão Organizadora, constituída, o qual investigará e aplicará as medidas que entender necessárias para manutenção da credibilidade e lisura do evento, tudo com base na proporcionalidade e razoabilidade;
5.2 – A Comissão Organizadora é soberana e possui poderes suficientes para atuar de forma livre e necessária para a manutenção da ordem e obediência das normas previstas nesse regulamento.
a) O Comissão Organizadora será constituída pelos organizadores do evento.
c) A equipe que colaborar com a apuração dos fatos e contribuir com elementos informativos idôneos, poderá ser beneficiada com uma amenização da sanção aplicada; d) O conselho disciplinar, após a manifestação da parte acerca da decisão, de posse de elementos comprobatórios coesos, seguros e objetivos, confirmará ou reformará sua decisão, resolvendo definitivamente a situação e delimitando quais serão os seus efeitos; e) Ao se inscrever em qualquer etapa, o competidor declara, de forma livre e espontânea, que está ciente e de acordo com os poderes conferidos a Comissão Organizadora e da possibilidade de aplicação de medidas coercitivas caso seja necessário.
5.3 – Ao se inscrever em qualquer etapa, o competidor renuncia expressamente a possibilidade de discutir insatisfações relacionadas ao CAPEVI em outra via e por outros caminhos que não seja por meio de manifestação formal dirigida a Comissão Organizadora, que analisará a conduta e poderá instaurar procedimento interno para colheita de informações, posicionando-se ao final.
5.4-A Comissão organizadora aplicará a penalidade que entender proporcional e razoável para cada situação, que poderá ser:
a) advertência;
c) impedimento de participação na próxima etapa, não podendo essa ser considerada no critério de descarte;
d) invalidação dos pontos da equipe na etapa comprometida pela irregularidade, não podendo essa ser considerada no critério de descarte;
e) desclassificação da equipe ou do competidor;
5.5– As penalidades poderão ser aplicadas isoladas ou cumulativamente a critério da Comissão Organizadora.
ART. 6: COMENTÁRIOS NA MÍDIA
6.1 – A reputação pública do “CAPEVI” é bem valioso como marca de propriedade particular. Assim, é obrigação dos competidores abster-se de comentários que injustificadamente ataque com a intenção de desmoralizar o CAPEVI, as etapas, os patrocinadores, os companheiros pescadores ou mesmo a organização, sob pena de desclassificação e expulsão sumária de todo campeonato.
6.3 – Questionamentos e esclarecimentos deverão ser feitos diretamente aos Organizadores do Evento. Toda e qualquer manifestação deverá ser feita pelo interessado em ambiente PARTICULAR dos respectivos instrumentos de contato.
6.4 – Todo material de divulgação (marcas, ilustrações, imagens, vídeos, entre outros) são de propriedade do CAPEVI. A utilização desse material, sem autorização ocasionará a punição da
equipe. Na hipótese de utilização por pessoas que não participam da competição será aplicada as normas de direitos autorais e propriedade intelectual a fim de reparar qualquer prejuízo à marca CAPEVI.
ART. 7: DA PREMIAÇÃO:
7.1 – Da premiação da Grande Final, a empresa FIBRALAR, com sede em Medianeira, parceira direta e exclusiva do ramo náutico presente no evento será a responsável exclusiva pela entrega do Prêmio principal do Evento (Uma Lancha MIRAGE F na cor Disponível no dia).
A Yamaha do brasil disponibilizará Um Motor Yamaha 40 hp, 2 tempos, novo;
A Empresa VOLPATO carretas, com sede em Cascavel disponibilizará uma carreta reboque nova para barcos de 5 mts , sendo que para participar do sorteio e ter direito de concorrer ao prêmio a equipe deverá estar de acordo com os itens dos arts 1.16 e 1.17;
7.3- No decorrer do evento como nos anos anteriores, poderão ser sorteados brindes aos participantes.
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ART. 8: DISPOSIÇÕES FINAIS 8.1 – O CAPEVI 2018/ 2019 é um evento amador, organizado por meio da manifestação da vontade e colaboração dos pescadores esportivos inscritos no evento. O seu regulamento poderá se ajustado e aprimorado, de acordo com a necessidade, após cada etapa que é individual e autônoma, durante o decorrer do ano de 2017 e 2018. Todo e qualquer ajuste será publicado na página do CAPEVI no Facebook e/ou divulgado no Grupo Whats up Oficial do vento, vigorando a partir de então. 8.2 – O CAPEVI 2018/ 2019 deseja a todos os competidores ótimas pescarias e confraternizações, que as etapas possam servir de momentos para celebrações, conquistas de novas amizades e repasse de técnicas. O presente regulamento entra em vigor na data de sua publicação.
8.3-Este regulamento poderá sofrer alterações a qualquer tempo, pela comissão organizadora, visando garantir melhorias e benefícios aos participantes como entender a comissão Organizadora;

CONTA PARA DEPÓSITO DAS INSCRIÇÕES:
BANCO DO BRASIL
AGENCIA 2507-0
CONTA CORRENTE 14436-3
RENATO MOREIRA CPF- 026.759.419-48